sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Top 10 jogos de Super Nintendo

Meu primeiro contato com o mundo dos vídeo games foi com o Super Nintendo nos idos de 1993 quando tinha meus 5 anos. O Super Nintendo também foi o meu primeiro console, ganho no primeiro dia da Copa do Mundo de 1994. Muitos cartuchos foram jogados, horas e horas tive de diversão, mas nesse Top 10 eu irei colocar os 10 Jogos de SNES que mais marcaram a minha infância.
Não estranhem – eu não fui, e nem sou, fã do Mega Man, de Donkey Kong e adjacências. O Top 10 mostra uma visão pessoal minha e não relata os melhores jogos do SNES.

#10 – WWF Wrestlemania: The Arcade Game

3ec6_32
Início da década de 1990, a TV Manchete exibia os famosos combates “arranjados” de luta livre norte-americana conhecida por WWF lá e Telecat cá. Me lembro que todos os dias quando chegava do colégio eu corria para sala para ligar a televisão para assistir aqueles combates que eu achava que eram de verdade. Doce ilusão.
O fato é que WWF Wrestlemania: The Arcade Game contribuiu, e muito, para que eu acredita-se em todas aquelas maluquices que eram transmitidas todas as tardes. Apesar da franquia ter inúmeros outros títulos, esse é o que mais me chamou a atenção pelos gráficos bem trabalhados, jogabilidade de fácil aprendizagem e o estilo arcade do jogo, com combos, golpes especiais e tudo o mais. O único ponto fraco do jogo era a pequena quantidade de personagens disponíveis para jogar: Razor Ramon, Bret Heart, Shawn Michaels, The Undertaker, Doink Clown e Lex Luger faziam parte do hall de lutadores.
Mesmo assim o jogo era bom pra ser um jogo da WWF. Pra mim o melhor até hoje nesse estilo.

#9 – Mighty Morphin Power Rangers

588493_47125_front
Quem tinha seus 5 pra 10 anos nos anos de 1994 à 1996 deve ter assistido pelo menos 1 episódio de Power Rangers que passava todas as manhãs na Globo – não é possível, se você não assistiu então você não teve infância.
Eu gostava muito dessa tosquice, passava a manhã inteira esperando pelos novos episódios em que os Rangers iriam combater novos monstros enviados por Rita Repulso à Alameda dos Anjos para acabar com o planeta terra. O storyboard era novo para a época e hoje é mais do que batido. O fato é que o jogo era tão interessante quanto o seriado na época.
Gastei um certo dinheiro alugando esse cartucho para ter a sensação de poder morfar em casa. Me sentia um verdadeiro Power Ranger. O jogo é até bom, empolga. Os gráficos são típicos dos Beat ‘n Walk do Super Nintendo e os monstros do seriado estão fielmente representados no jogo. Cada Ranger, assim como no seriado, tem sua arma e característica própria – Jason tecnicamente é o mais forte, Billy o frouxo, Zack o mais ágil, e Kimberly e Trinity dão o toque feminino, não diferindo muito uma da outra. O jogo até trás a trilha sonora original do seriado – Go Go Power Rangers!

#8 – Dragon Ball Z: Chou Saiya Densetsu

588289_4417_front
Sempre fui fã do anime de Akira Toryiama, mas nunca fã dos jogos lançados para os vídeo games, pois sempre deixavam a desejar. Porém com Dragon Ball Z: Chou Saiya Densetsu mudei minha concepção.
O jogo trazia toda a aventura do Sayajin Goku desde os primórdios da saga Z no melhor estilo RPG. Com gráficos um tanto simples para o SNES, você assume o papel não só de Goku, mas de vários personagens do desenho durante o jogo e deve percorrer mapas imensos da mesma forma como foi feito no desenho. Os inimigos são encontrados aleatoriamente enquanto você percorre os mapas e você deve enfrentá-los utilizando um sistema de cartas para ataques corpo-a-corpo ou então invocar as famosas magias do desenho. Há todo um sistema de HP, MP e itens especiais. O game é fiel aos acontecimentos do desenho e empolga com as cutscenes no meio dos combates.
Mesmo ficando devendo por só ir até a saga Freeza, o jogo empolga bastante e diverte qualquer fã do desenho por muitas horas. Eu era viciado.

#7 – NBA Jam Tournament Edition

588512_47129_front
Sendo o Brasil o país do futebol, eu sempre gostei de basquete. Nunca curti muito a franquia NBA Live da EA Sports no Super Nintendo – achava os gráficos muito toscos e pouco divertido. Até conhecer NBA Jam Tournament Edition eu tentava jogar algo no Live.
Quebrando todos os paradigmas de simulação, a série NBA Jam, em especial a Tournament Edition, trás para o SNES toda a maluquice dos jogos arcades. A regra aqui é aloprar e divertir. Os jogadores dão saltos gigantes em que dão inúmeros 360 – enterradas dando mortal, girando feito um helicóptero e sumindo do seu campo de visão é o básico nesse jogo. Além disso você ainda pode adicionar power-ups na quadra para que seus jogadores os peguem e fiquem mais aloprados ainda.
Graças ao licenciamento da NBA, uma grande parte dos atletas da liga de 1994 estão presentes em seus respectivos times – Gary Payton, Vlade Divac, Jason Kidd, Dan Majerle, Dominique Wilkins, Scottie Pippen e inúmeros outros estão lá. Para cada time você pode selecionar entre 12 e 14 combinações de jogadores, uma vez que você só joga com 2 deles na quadra. Os gráficos são simples, mas cumprem com seu papel. Os jogadores têm tamanho grande (bem melhor dos de NBA Live) e os sons são um show a parte – a narração nem se fala.
Para quem curte uma bola laranja e não tá nem aí para simulação, NBA Jam é uma boa pedida para se divertir. Welcome to NBA Jammmmmm!

#6 – Top Gear

588802_49899_front
Quem nunca jogou o clássico dos clássicos dos jogos de corrida do Super Nintendo? Top Gear foi um dos primeiros jogos de corrida para Super Nintendo e um dos melhores para o console.
Com gráficos modestos, o objetivo do jogo é se tornar o piloto mais rápido do mundo, correndo em várias pistas por todo o mundo. O jogador pode escolher entre quatro carros para competir: o Cannibal (vermelho), Sidewinder (branco), Razor (roxo) e Weasel (verde). Apesar da simplicidade do jogo, Top Gear marcou por sua excelente trilha sonora, considerada por muitos uma das melhores de todos os tempos. Talvez o jogo não fosse o mesmo se sua trilha sonora fosse outra.
Horas e horas foram gastas em games em competições inter-bairros aqui na cidade. Nunca ganhei um confeito sequer (rs), mas a lembrança dos bons tempos permanecem até hoje.
O jogo marcou a vida de qualquer um que o jogou pela sua excelente trilha sonora. Que atire a primeira pedra quem não conhece pelo menos uma de suas músicas!

#5 – International Superstar Soccer

588390_40242_front
Em uma época em que os jogos de futebol eram completamente toscos, ISS foi uma jogada e tanto da Konami para conquistar de vez o mercado futebolístico no mundo dos vídeo games.
Apesar de nunca ter curtido muito futebol, tive que dar meu braço a torcer com ISS – em todos os cantos todo mundo jogava Superstar Soccer, então eu tinha que jogar também. Lembro que o comprei no meu aniversário de 8 anos em uma mini-loja de games em um shopping aqui da cidade. Chegando em casa comecei a treinar, treinar e treinar. Não demorou muito tempo para que eu estivesse desafiando meus vizinhos como se fosse o rei do terreiro. É verdade que levei algumas surras, mas fui melhorando e melhorando até ganhar um campeonato organizado no bairro – o prêmio: três horas de jogatina grátis na game.
ISS marcou não só a infância de muita gente, mas também o início de uma era de bons jogos de futebol que dura até hoje.

#4 – Star Fox

588690_40403_front
Não, eu não entendia do que se tratava Star Fox e muito menos que ele tinha o chip Super FX que revolucionou os games de Super Nintendo – eu só tinha 6 anos quando o joguei. Eu o achava muito tosco, de gráficos simples e sem pé e nem cabeça rs.
Tive meu primeiro contato com Star Fox em 1993, logo que ele foi lançado, na casa do meu primo que dizia que aquele não era jogo pra mim: “isso é jogo de gente grande” ele dizia. Realmente eu não consegui jogá-lo direito. Achava tudo muito difícil e o jogo bem chato. Tentei por muitas vezes entender os diálogos inúteis entre o Fox e sua equipe e o objetivo de cada missão.
Apesar de hoje considerá-lo um jogo excelente e indispensável para todos os gamers que desejam entender um pouco mais como se deu a evolução dos jogos, Star Fox me marcou mais pela frustração que tive tentando jogá-lo do que pelo jogo propriamente dito. Criança é foda.

#3 – Mortal Kombat

588499_40302_front
A estréia da série mais sangrenta de todos os tempos no Super Nintendo não foi lá grande coisa. Graças ao processo de avaliação e licensiamento da Nintendo para todos os jogos para o SNES, Mortal Kombat entrou em cena no console com sangue nenhum.
Mesmo assim o jogo marcou por trazer sprites renderizados a partir do escaneamento de atores reais – diferente de tudo visto até então. Fora isso, a violência era algo que chamava bastante atenção – mesmo com a censura dos banhos de sangue, os novíssimos fatalities ficaram intactos, mostrando toda a violência do jogo. Mortal Kombat também trouxe uma história complexa por debaixo da aparente simplicidade do jogo. Até hoje eu não entendo muito bem a cronologia dos eventos que mais parecem um espaguete de tanto vai e vem.
Ao contrário do que aconteceu com 99% dos donos de um Super Nintendo que tiveram como primeiro jogo o Super Mario World, Mortal Kombat foi o meu primeiro jogo do SNES, juntamente com Street Fighter II The World Warriors, e com ele eu permaneci por um bom tempo até poder comprar outros jogos. Fatality.

#2 – Street Fighter II: The World Warriors

588700_40407_front
Street Fighter II é um dos maiores clássicos de todos os tempos e ditou a forma como os jogos de luta são feitos até hoje. Foi o segundo jogo que joguei na minha vida e consequentemente no SNES. Lembro que meu primo tinha o cartucho e eu ia jogar todo fim de semana na casa dele com mais dois amigos dele – eu só levava surra e os caras só me deixavam jogar por conveniência rs.
De qualquer forma eu gostava de jogá-lo, apanhando ou não. Quando o pessoal enjoava de jogá-lo eu pegava o controle e jogava no modo mais fácil possível (1 estrela) e ia treinando. Joguei por muito tempo naquele console alheio. Para minha surpresa, quando eu ganhei meu SNES SFII WW foi um dos dois jogos que vieram acompanhando aquela maravilha, juntamente com Mortal Kombat. Joguei-o por muito, mas muito tempo mesmo.
Na época eu não entendia nada de gráficos, mas sabia que o jogo era colorido, divertido e tinha um brasileiro no meio. Meu personagem preferido era o Ryu e eu apanhava horrores do Vega. Me frustrei várias vezes, mas com o tempo peguei o jeito e aprendi a jogar com todos os personagens – menos o Dhalsim e o Zangief que são horrorosos.
Os tempos passaram, o MK eu vendi, o SNES está guardado no guarda-roupa e o SFII ainda está vivo na minha coleção de jogos guardados dentro de um plástico na minha estante. Boas lembranças daquele tempo.

#1 – Super Mario World

519824_28403_front
Super Mario World foi o primeiro jogo de muita gente que teve o SNES, mas eu só tive o prazer de tê-lo depois de uns 2 anos que ganhei meu SNES. Mesmo assim eu vivia tirando casquinha na casa do meu primo (é, ele tinha muitos cartuchos mesmo).
O jogo é encantador e mágico em todos os aspectos. Considero o SMW não só o jogo de SNES que mais marcou minha infância, mas também o melhor jogo que já joguei, e jogo, até hoje. A magia que ele trás para qualquer pessoa, seja ela criança, adolescente ou adulto é inigualável. A fantasia do mundo dos cogumelos, os inimigos, os cenários coloridos, a sonoplastia, os personagens… tudo em Super Mario World é uma obra de arte.
Eu me lembro que quando tinha meus 4 a 5 anos eu saia com meus pais para a casa da minha avó e chegando lá eu entrava em piloto automático jogando Mario. Da hora que chegava, umas 9 da manhã, à hora de sair, depois do Fantástico, eu estava jogando o danado. O jogo é fácil? Com certeza. Mas eu levava maior rolé de algumas fases e tinha que repetí-las por inúmeras vezes. Perdi a conta das vezes que dormia lá só para ficar jogando essa jóia durante as madrugadas (olhem o vício de um menino de 5 anos aí).
Eu me divertia e meu primo se divertia também. Nós compartilhávamos os segredos do jogo e ele me ensinava a descobrir as passagens secretas que eu nunca descobriria sozinho – eu o achava o fodão do Super Mario World (e pensar que hoje ele não sabe mais jogar o troço). Cumpria completamente com o propósito da Nintendo para com o SNES: diversão em família.
Graças as inúmeras vidas perdidas tentando passar pelas inúmeras fases, os momentos de diversão em família, as horas perdidas nas madrugadas e por ter me viciado o suficiente para eu me tornar um gamer, Super Mario World é o jogo que mais marcou não só minha infância, mas a minha vida!


vi no vgbrasil.

50 comentários:

  1. Ah cara, cadê o Donkey Kong? Depois do Mário, é o melhor!

    ResponderExcluir
  2. O das tartarugas ninjas mt aloks, killer instinct esse nem sei se era para nintendo mas sei que eu jogava. Entre outro milhares, é dificil fazer um top 10 pois cada um tem o seu gosto e como as fitas eram um tanto dificeis para conseguir quando não tínhamos por perto aqueles pontos que alugavam, então até uma besta era incrivel de ser jogar como samurai spirit

    ResponderExcluir
  3. Pra mim o jogo que tinha que ta em 1° era donkey kong 1,2 e 3 foi um dos jogos que supero o graficos nenhum outro jogo tinha o grafica que o donkey kong tinha as nuvens a agua o fogo era muito real e a melhor fase era a fase do espinhos do donkey kong 2,a musica q tocava nessa fase era muito alucinante !!!

    ResponderExcluir
  4. Opinião totalmente pessoal? Cade o Chrono Trigger? ^^

    ResponderExcluir
  5. 1)International Super Star Soccer
    2) top gear 3000
    3) donkey kong
    4) mortal kombat
    5) super mario world
    6) mario kart
    7) dragon ball
    8) Street Fighter

    tem muitos, realmente dificil escolher un top 10
    ate agora tenho meu super nintendo.

    ResponderExcluir
  6. É claro que tem muitos outros jogos maravilhosos, mas esses eram os que EU mais gostava, e lutei pra conseguir as fitas desses jogos =D

    ResponderExcluir
  7. Vocês não sabem porra nenhuma! O melhor jogo de super nintendo de todos os tempo é rock´n roll racing!

    ResponderExcluir
  8. "um dos melhores de aventura. O maior desafio desse jogo pra mim foi gravar de cabeça a sequencia dos passwords"

    Pow velho, naquela época não existia caneta nem papel? O SNES nem é tão antigo assim... haushsuehuehsuahsauhaushe

    ResponderExcluir
  9. pra mim Super Mário World deveria ser o primeiro da lista

    ResponderExcluir
  10. Se não tem Zelda então tá errada a lista.

    ResponderExcluir
  11. Pow faltou o Donkey Kong,mas a lista ficou legal!!!

    http://melhoresptcs10.blogspot.com/2010/08/ptcs.html

    ResponderExcluir
  12. Rock n roll racing > todos!
    superstar soccer não entraria no meu top 10
    Muito menos aladdin, véio!

    ResponderExcluir
  13. Pessoal, e o máskara??????? Ninguém falou pq????
    É pura falta de sacanagem!

    ResponderExcluir
  14. Falto 1 o suset raiders não sei se e assim que se fala.

    ResponderExcluir
  15. Fantástico! Algo assim só neste agregador de links!

    http://migre.me/1dnGG

    ResponderExcluir
  16. Em relação ao Star Fox vc disse: "apesar dos gráficos não ser dos melhores,"...

    Foi um dos primeiros jogos do SNES a usar gráfico vetorial... Não fale asneiras....

    ResponderExcluir
  17. Puts kra, é só assim pra perceber que o tempo passa mesmo, tenho 19 anos já velho. lembro da minha infancia soprando Fitas pra Jogar SNES.
    a lista ta massa!
    Killer sting, donkey kong, Maskara, Contra, Pateta, Mickey, mais um monte tbm vale lembrar...
    abraços

    ResponderExcluir
  18. Foii mto boa a lista ...
    porém é meio complicadoo são vários jogos
    de bom desempenhoo !
    a familia Mário (RPG, World, Kart ...)
    Donkey Kong Country 1,2,3
    Como eu prefiro RPG
    Na minha lista ia ter

    1.Chrono Trigger
    2.Legend of Zelda
    3.Metroid
    4.Donkey Kong Country 3
    5.International Super Star Soccer Deluxe
    6.Street Fighter
    7.Booberman
    8.Secret of Mana
    9.Mortal Kombat
    10.Top Gear

    Gratoo

    ResponderExcluir
  19. Gostei da sua lista, pelo menos é diferente da maioria.... parabéns!!!

    ResponderExcluir
  20. NUNCA !!!! Mortal Kombat melhor que Street Fighter

    ResponderExcluir
  21. CARAS, INDEPENDENTE DOS JOGOS QUE FALTARAM NA LISTA, SNES EH DE LONGE UM DOS MELHORES DA HISTORIA, MELHOR QUE PLATAFORMAS MAIS POTENTES COMO SATURN, DREAMCAST, OUSO DIZER ATE MELHOR QUE ALGUMAS DA MODA COMO OS PS3 XBOX, POIS A ELES TEM GRAFICO, BASTANTE DIVERSÃO É CLARO, MAS O PRAZER Q TINHAMOS AO JOGAR SNES, NAO SE COMPARA... SNES É O MELHOR VG DO MUNDO!!!!!

    ResponderExcluir
  22. HEHE ê saudade desse game! até hoje de vez enquando baixo os jogos para o pc, mas nao é a mesma coisa
    Na minha opinião estariam na lista, e sem falta:

    LEGEND OF ZELDA - desde aquela época ja era muito bem pensado, cheio de desafios e charadas. Aquele gráfico simplório o tornava ainda mais divertido.
    SUPER METROID - nem precisa falar né, eu ainda gostava mais do Zelda, por ser mais variado nos cenários. No entando, esse jogo era um desafio de verdade hehe!
    DONKEY KONG - Todos eles eram muito bons, os graficos eram surreais pra mim (claro que para a epoca), fases muito variadas divertidas tornaram esse jogo um dos melhores do console, com certeza.

    BOOBERMAN - Não era lá muito variado, mas para jogar player X player, era muito divertido! Quando vc conseguia prender seu adversario entre muros e bomba, nao tinha coisa mais divertida do que ver seu desespero e frustração enquanto esperava a bomba explodir! hehehe

    è isso aí galera, essas sao os meus adicionais pessoais.

    ResponderExcluir
  23. Cade os Power Rangers, o Super Mario Bros e o Contra?

    __

    Brinks brinks, a lista ficou boa, mas não super-boa :)

    ResponderExcluir
  24. PIERRE CARA!!! teu blog ta linkado no ocioso KKKKK

    tás mais famoso que de costume XD

    paparazzi

    ResponderExcluir
  25. 1.mega man x
    2.lengend of zelda
    3.Metroid
    4.Donkey Kong Country 3
    5.International Super Star Soccer Deluxe
    6.Street Fighter
    7.Booberman
    8.Secret of Mana
    9.Mortal Kombat
    10.Top Gear

    ResponderExcluir
  26. Super metroid, Donkey kong, Rock 'n roll race, The legend of zelda faltaram

    ResponderExcluir
  27. Concordo com o cara ali em cima, SNES é melhor que muitas plataformas mais potentes.
    O melhor game feito até hoje (Marcou uma geração inteira)

    minha lista:
    1 Super Mario AllStar
    2 Metal Warriors
    3 Demons Crests (ou demons blazon)
    4 Star Fox (foda q não salva)
    5 Jurassic Park 1 (também não salva)
    6 Super Metroid
    7 Top Gear 3000
    8 Super Mario Word (o que mais joguei na vida)
    9 Bombermam (Jogar de 2)
    10 Zelda (não joguei, mas tem que estrar na lista)

    ResponderExcluir
  28. Tem um comentário falando q faltou o "Killer Sting"! Não sabia q tinha um jogo em q se mata va o Sting! Faltar Donkey Kong é foda!

    ResponderExcluir
  29. AAA nem preciso colocar Donkey Kong 1 e 2
    que foram os melhores

    ResponderExcluir
  30. Faltou o Rock and Roll Racing, muito irado e com musicas bem bacanas!

    ResponderExcluir
  31. oi boa tarde, esse seu top 10 tem ate jogo pirata, ayrton nunca saiu para o super nintendo, ele era um jogo exclusivo da sega. pra min seu blog perdeu a credibilidade por ter ate jogos que nunca saiu pro supernes. muito obrigado.

    ResponderExcluir
  32. 1- legend of zelda
    2- super metroid
    3- super mario kart
    4- top gear 2
    5- mortal kombat
    6- bombermam 4
    7- super mario world
    8- contra
    9- pateta e max
    10- internacional super star socer

    ResponderExcluir
  33. mario vai ser sempre o melhor de qualquer plataforma
    e realmente uma formula magica!!!

    ResponderExcluir
  34. pff... cadê bomberman 3 e donkey kong?

    ResponderExcluir
  35. A matéria é melhores jogos de super nintendo, ngm falou pohah nenhuma sobre ser pirata ou nao, e sim sobre ser de super nintendo
    FUCK YOU, anonimo!

    ResponderExcluir
  36. Cadê Donkey Kong?

    Super Metroid?

    Chrono Trigger?

    ResponderExcluir
  37. Cara, leva a mal não, mas que listinha hein...

    1 - Super Metroid
    2 - Donkey Kong 2
    3 - Street Fighter 2 Turbo
    4 - Super Mario RPG
    5 - Super Mario All Stars and World
    6 - Megaman X2
    7 - Legend of Zelda
    8 - International Deluxe
    9 - Top Gear
    10 - Rock and Roll Racing

    ResponderExcluir
  38. E o DOOM jesus!!!!!

    Seria top 100 no mínimo

    ResponderExcluir

Comenta ai karai!!!!!!!!!!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails