domingo, 29 de agosto de 2010

As 10 fugas mais incríveis da história.





Todos os anos, milhares de presos escapam de prisões em todo o mundo. Destes, a maioria apenas sai a pé dos presidios, ou cavam buracos nas paredes, mas outros detentos podem ser mais complexos, engenhosos e calculistas, muitas vezes violentos, a fim de fazer a sua fuga. Alguns eram bandidos inteligentes, antigos soldados da Segunda Guerra Mundial, ou os escritores do século 18, a seguir estão as 10 melhores fulgas de prisões mais incríveis.


10 - Torre de Londres, A fuga de Gerard




Gerard John era um padre jesuíta do século XVI, que é lembrado como uma das únicas pessoas que conseguiu fugir da famosa Torre de Londres. Gerard foi colocado na torre para a interrogação sobre suas missões religiosas durante um tempo quando a Igreja Católica estava sob perseguição na Inglaterra elisabetana. Ele suportou os interrogatórios freqüentes, e apesar de nunca falar mesmo sob tortura, ele foi finalmente condenado à morte. Gerard imediatamente começou a planejar uma fuga, e foi capaz de se comunicar com os aliados do lado de fora através de papéis escondidos escritos com uma tinta invisível feita de suco de laranja. Após uma tentativa fracassada, Gerard foi capaz de fazer a sua fuga quando alguns cúmplices remaram um barco em um fosso da Torre e conseguiram uma corda para ele. Gerard quase caiu para a morte, porque suas mãos estavam muito feridas de tortura, mas ele conseguiu descer para o barco e foi levado escondido para fora da Inglaterra para viver o resto de sua vida em Roma.




9 - A lendária fuga de Dillinger




O legendário bandido John Dillinger foi envolvido em uma série de fugas da prisão, muitas vezes violentas. Em 1933, ele e sua quadrilha planejaram uma ousada fuga de uma prisão em Lima, Ohio, usando rifles roubados de dois guardas. Mas a mais famosa de todas aconteceu em 1934, depois que ele foi preso na fase de uma série de assaltos a bancos famosos. Dillinger foi posto na "prova de fuga" cadeia do condado de Lake, uma prisão que era guardado por um exército de policiais e soldados da Guarda Nacional. No que se tornou uma espécie de lenda, Dillinger criou uma arma falsa com uma barra de sabão ea usou para forçar sua saída da prisão. Em seu típico estilo ousado, ele então roubou um carro Ford do Sheriff e fez a sua fuga para Illinois. Ironicamente, foi este movimento, dirigindo um veículo roubado através de fronteiras de estado que o FBI foi em seu encalço e, eventualmente, levou à sua morte.



8 - A fuga da prisão de Libby




Richmond, Virginia o presidio de Libby foi uma das prisões mais infames da Guerra Civil, mas é também o local de uma das fugas mais ousadas do conflito. Em 1864, um grupo de 15 soldados da União, sob a direção do coronel Thomas E. Rosa e AG Major Hamilton conseguiram fazer túnel através do porão da prisão para um terreno vazio proximo. Esta não foi uma tarefa fácil, o local era um porão escuro e infestado de parasitas conhecidos para os homens como "Rat Hell", mas depois de dezessete dias de escavação, conseguiram atingir um local nas proximidades de um galpão de tabaco. A partir daí, 109 soldados conseguiram fugir para a cidade de Richmond e fazer uma corrida para as fronteiras próximas da União Europeia. 48 dos homens foram recapturados e dois se afogaram em um rio próximo, mas 59 conseguiram retornar para a segurança do Exército Federal. A fuga continua a ser o feito de maior sucesso da prisão na Guerra Civil.



7 - A fuga de casanova




Escritor e aventureiro veneziano Giacomo Casanova é lembrado por ser um mulherengo. Em 1753, após ter ganhado uma reputação de adultério, Casanova foi preso e confinado aos dias de prisão, que era equipado com um telhado de chumbo, que foi colocado para provocar um calor sufocante e tornar impossível escapar. Após levarem uma ponta de metal em sua cela, Casanova e um padre renegado confinados conseguiram cavar um túnel através do teto de suas celas. Depois de atravessar, eles arrombaram algumas placas do telhado e chegaram em um outro quarto. Usando uma combinação de escadas e cordas, a dupla conseguiu chegar ao chão, e depois de quebrar um cadeado, passaram através dos corredores da prisão. Casanova viria a escrever sobre a fuga, e embora muitos especulassem que a história foi "embelezada", as provas da cena de fuga prova que foi verdade.



6. Pascal Payet, a fuga de helicóptero




Muitas prisões europeias tem areas de exercícios em seus telhados, uma característica que o francês Pascal Payet utilizou a seu favor. Payet foi originalmente condenado por um assassinato que ocorreu durante um assalto mal-sucedido a um carro-cofre, e foi condenado a trinta anos de prisão em Luynes, França . Em 2001, ele conseguiu fazer uma ousada fuga quando um cúmplice simplesmente apareceu no telhado da prisão com um helicóptero roubado. Payet ainda voltou para a prisão dois anos mais tarde com outro helicóptero para ajudar outros três presos a fugir, mas os quatro homens foram recapturados, e Payet recebeu outra pena de sete anos por seu papel na tentativa de fuga. Surpreendentemente, em 2007 Payet novamente escapou de helicóptero, desta vez da prisão Grasse, no sudeste da França. Ele foi tirado do telhado por quatro cúmplices mascarados que haviam sequestrado um helicóptero de um aeroporto nas proximidades, ameaçando matar o piloto. Após o desembarque, perto do Mar Mediterrâneo, o piloto foi solto, e Payet e seus cúmplices desapareceram desde então.



5. A fuga do presidio por Dieter Dengler




Dieter Dengler foi um alemão, piloto da Marinha americana que fez a famosa fuga de uma prisão na selva, durante a Guerra do Vietnã. No começo de 1966, o avião de Dengler foi abatido por aviões inimigos, e ele foi capturado e enviado para um campo de prisioneiros executados pela Pathet Lao, um grupo de simpatizantes do Vietnã do Norte. Dengler tinha uma grande reputação por sua incrível habilidade de escapar dos campos de prisioneiros de guerra simulada, durante seu treinamento militar, e ele imediatamente contribuiu para um plano dos prisioneiros. Em 29 de junho de 1966, ele e seis outros prisioneiros conseguiram escapar das suas mãos e apoios de pés e obter um porão de armas dos guardas. Após matarem 3 guardas, Dengler fugiu para a floresta. Ele passou 23 dias na selva, junto ao calor, insetos, sanguessugas, parasitas e fome antes de ser resgatado por um helicóptero norte-americano. Apenas um dos outros presos, um empreiteiro tailandês, sobreviveu ao escapar. Os outros foram todos mortos ou desaparecidos na selva. Dengler iria se tornar um piloto de testes bem sucedidos em seus últimos anos, e até hoje ele é creditado como o único soldado americano a conseguir escapar de um campo de prisioneiros durante a Guerra do Vietnã.



4. Fugindo de Alcatraz




Em 1962, Frank Morris e Clarence Anglin e John usaram meses de planejamento meticuloso para fazer o que se tornou o unico jeito de escapar da prisão. O trio foi detido na prisão de Alcatraz, em San Francisco, que estava reservada para os criminosos mais perigosos e considerada uma das prisões mais à prova de fuga já construídas. Os homens usaram uma série de ferramentas, incluindo uma broca montada a partir de um aspirador de pó para retirar o concreto envelhecimento das celas e torná-las um túnel de ventilação. Eles então fizeram o seu caminho para baixo de uma chaminé até a praia, onde rapidamente montaram uma jangada feita à mão e fugiram para a Baía de San Francisco. Sua fuga não foi percebida até a manhã seguinte, eles tinham formado a partir de alguns sabonetes 3 cabeças de manequim com, cabelo humano, e papel higiênico para fazer parecer que eles estavam dormindo em suas camas. Eles nunca mais foram encontrados, e evidências sugerem que se afogaram na baía, mas nenhum corpo jamais foi encontrado.



3. A fuga da prisão de MAZE




Uma das fugas mais violentas de todos os tempos, a fuga da prisão de MAZE teve inicio em 1983, quando 35 detentos escaparam após tomar o controle do presídio. A Maze foi reservada para o Exército Republicano Irlandês, combatentes paramilitares e terroristas, e foi considerada uma das prisões mais seguras em toda a Europa. Mas, após vários meses de planejamento, um grupo de prisioneiros liderados por membros do IRA, Gerry Kelly e Storey Bobby tomaram o controle de um bloco inteiro usando armas que haviam sido contrabandeadas para dentro da cadeia. Depois de ferir vários dos guardas e roubar os uniformes, os presos roubaram um carro e assumiram um posto de guarda nas proximidades, mas quando perceberam que não podiam passar o portão principal, pularam o muro e terminaram a fuga a pé. Ao todo, 35 homens escaparam da prisão e dezesseis deles foram recapturados logo após e vinte guardas ficaram feridos.



2. A fuga de Billy Hayes da prisão turca




Billy Hayes era um estudante americano que foi preso em 1970 quando tentou contrabandear dois quilos de haxixe em um avião na Turquia. Após ser capturado, ele foi condenado a trinta anos no sistema prisional turco. Hayes trabalhou nas obras prisão por cinco anos, mas ele acabou sendo transferido para uma prisão-ilha no Mar de Mármara, e foi lá que ele começou a sério seu plano de fuga. A ilha não tinha barcos, mas um porto próximo que muitas vezes enchiam-se com pequenos navios de pesca a todo momento quando haviam fortes tempestades. Hayes passou dias se escondendo em uma caixa de concreto, e quando o tempo estava bom, ele nadou até o porto e roubou um pequeno bote. A partir daí, ele foi capaz de fazer o seu caminho para a Grécia e, finalmente, viajou meio mundo antes de chegar em segurança aos Estados Unidos. Hayes mais tarde escreveu um livro sobre o seu feito chamado Midnight Express, que foi adaptado em um filme de ficção com o mesmo nome.



1. A grande fuga




Se contarmos o planejamento completo, o risco, e a escala, fugas de prisão não foram mais complexos do que a fuga de 1944 onde 76 soldados aliados de Stalag Luft III conseguiram fugir de uma prisão alemã que funcionava durante a segunda guerra. A fulga era o "dia D" sobre um ano de trabalho por uns 600 prisioneiros. Os homens escavaram três túneis (chamados de “Tom,” “Dick,” e “Harry" para poderem falar abertamente) 30 pés abaixo da superfície da prisão com a planta da escavação de um túnel após a cerca principal e de acabar nas florestas próximas. Isto exigiu um processo sofisticado da construção que incluísse o uso dos blocos de madeira para a sustentação, uma série de lâmpadas, e mesmo uma bomba de ventilação para se certificar que o tunel dos soldados tivesse bastante ar para respirar. Após ter recolhido uma coleção da roupa e de passaportes civis, em 24 de março, 1944 os soldados começaram a fazer a fuga. Infelizmente, o túnel tinha ficado mais curto do que o planejado, e quando os homens sairam do tunel, estavam na vista direta dos guardas. 76 homens ainda conseguiram escapar. Os Nazistas tomaram um interesse especial nos prisioneiros que conseguiram sair, e todos com exceção de três foram mortos eventualmente. Foi a maior fuga planejada e elaborada até os dias atuais.

2 comentários:

  1. Seria legal citar a fonte de onde tirou isso aí né?
    Se não colocar eu denuncio ao blogger e essa pagina vai ser excluida em uns 3 dias ^^

    ResponderExcluir
  2. Uma vez eu fugi da escola para matar aula...

    ResponderExcluir

Comenta ai karai!!!!!!!!!!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails