A banca do Listpedia separou
seis dicas importantes e fundamentais para aqueles que cuidam de seus
carros e também se preocupam com o motor e com o bolso. São truques
simples e acessíveis que podem reverter-se em economia no final das
contas. Aqui vão elas:
1 – Feche as janelas –
Quando andamos com as janelas abertas – em velocidades superiores a
8-km/h – podemos estar causando um gasto excessivo de 9,3% de
combustível. Isso se deve pelo fato de que quando o ar entra no
automóvel, cria-se uma resistência aerodinâmica. Se a velocidade for
constante, o acréscimo de consumo pode chegar a 10%.
2 – Sobe e desce – Um
truque para economizar nas subidas é acelerar antes que o declive
comece. Assim, não é necessário pisar forte ou até mesmo reduzir a
marcha. Nas descidas, a dica é descer engrenado. Ao contrário do que se
diz, descer com o motor no ponto morto pode causar um consumo de 5,2% a
mais.
3 – Devagar e sempre -
Carros que rodam entre 90 a 120 km/h consomem 30% a mais do que carros
que andam a velocidades inferiores a essas. Como mais de 50% da energia
gasta para mover o automóvel é usada na superação do arrasto
aerodinâmico, ao pisar fundo você aumenta a resistência aerodinâmica e
de deslocamento, fazendo com que o carro consuma mais.
4 – Faça a faxina - A
ideia principal é: não viaje com excesso de carga. A cada 50 kg de
carga, o aumento no consumo é de 1%. Há quem ache que o número é baixo e
não deve ser levado em conta, mas, a longo prazo, deve ser considerado.
Para aqueles que gostam de encher até o teto – no rack – deve ser
lembrado que está se aumentado a área frontal, reduzindo a aerodinâmica
do veículo.
5 – Ás no volante -
Arrancadas e freadas bruscas exigem mais do motor, portanto, sempre que
possível evitá-las – sem causar nenhum acidente, é claro. A troca de
marchas também é importante e devem ser preferidas as marchas mais
altas, conforme ocasião. O uso da marcha errada pode aumentar o consumo
em 30%.
6 – Roda, roda, roda -
Por fim, nossa última dica é: calibre os pneus – inclusive estepe. Com
pneus descalibrado, a superfície de contato entre o pneu e o solo é
aumentada e distribuída de forma incorreta e aumenta a resistência.
Quando a resistência é aumentada, o gasto extra pode chegar a 17,8%. O
excesso de consumo pode ser evitado por um simples ato: sempre que
possível, calibre os pneus quando for abastecer.
Fonte: Revista Super Interessante, Editora Abril – Edição 295, Setembro de 2011.
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