quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

[Retrospectiva 2011] As 25 maiores bizarrices do ano

No Vida Ordinária é tradição: todo mês de dezembro tem nossa retrospectiva em posts. E sempre é a mesma coisa: um post em específico é o mais aguardado, e quando sai, é o mais comentado e acessado. Sempre que todo ano fica entre os posts mais lidos da história do blog.
É a retrospectiva mais divertida de fazer, porque ela vai direto naquilo que involuntariamente faz a gente rir o ano inteiro, e que é a alma da internet: a bizarrice. Não é à toa que muita coisa desse post está entre o que mais viralizou na rede durante o ano também.
Por isso, chegou a hora: está no ar a retrospectiva do VO com as 25 maiores bizarrices de 2011.

Sim, esse ano temos 5 bizarrices a mais do que o costume. E isso porque precisamos cortar alguns velhos conhecidos desses posts (Stefhany e André Arteiro, por exemplo) para dar lugar a novos
É a prova que a Internet (e o mundo) está cada vez mais tosca e bizarra. Ainda bem.
Então chega de enrolação e vamos rever os seres bizarros que divertiram nosso 2011.
25 – Tiazinha de Aparecida
A TV ao vivo sempre rende grandes gafes e momentos bizarros (Lasier Martins que o diga). E em 2011 não foi diferente, das mais diferentes formas. Teve criancinha dizendo que não é cachorro não, teve programa da Globo ensinando a limpar a bunda (ou melhor, a exonerar as fezes) e até situações pra lá de deselegantes (né, Sandra Annemberg?).
Mas, como sempre, o melhor de tudo vem do povão brasileiro. E se esse ano teve gente que reclamou que não recebia cutucada, bem… disso esse repórter do SBT não pode reclamar:

“Minha tia, irmã da minha mãe…”
24 – Fã chiliquento da Britney
Calma, não voltamos a 2007, quando Chris Crocker implorava para que deixássemos Britney em paz. Dessa vez o fã chiliquento é outro, e seu ataque é de alegria, pelo lançamento de uma música nova da sua “diva”:
23 – A Dança do Street Fighter
Música ruim por aqui não é novidade, mas quando mexem com a nossa infância…
E o pior é que fica na cabeça.
22 – Carollyne Spears
Mais um exemplo de como os fãs de Britney Spears ajudam a alimentar a Internet com suas bizarrices. Quando mistura com brasileiros e suas versões caseiras de clipes, tudo fica melhor. Quer dizer, pior.
O clipe da menina é bizarro por si só, mas nada mais incrível do que o inglês das amigas dela na primeira cena, antes da música:
21 – Vovó Bel
Sempre ouvi que deveríamos aprender com os mais velhos. Só nunca imaginei que isso incluía bizarrices, como essa pérola do cancioneiro nacional:
20 – O anti-Zuckerberg
Quando surgiu em 2010, Tulla Luana mostrou que reclamar via Youtube é um ótimo modo de passar vergonha e divertir os outros na Internet. E Nielson José com sua revolta contra as mudanças do Facebook se mostra um verdadeiro aprendiz dela.
Se por um lado falta todo aquele desequilíbrio emocional e desespero por atenção da webdiva, ele compensa com seu português incomparável:

“Com direito a liberdade de exprensa”
19 – O Dia do Cliente
Vergonha alheia corporativa do ano:
Se eu fosse cliente deles, responderia: “por vocês, vou mudar de agência”.
18 – Flavia Paniquete
Uma verdadeira alma gêmea do Maicon Naite. O destaque é a mãozinha no queixo a partir da metade do vídeo. É charme, é sensualidade, é Brasil:
17 – O filho do dono da boca
Desde os tempos do Jonathan da nova geração que não aparecia um funkeiro mirim com tanto potencial assim. Potencial pra vergonha alheia, claro.
Afinal, não basta usar um cabelinho escroto e fazer funk ruim, tem que fazer um funk sobre o pai ser traficante:
16 – Daniel Peixoto
Em algum universo paralelo, isso virou hit e ele está ganhando rios de dinheiro. Mas por aqui é só vergonhoso mesmo.
Se bem que “Tá se gostosando na minha urina irada“ é o melhor verso da história da música brasileira:
15 – Gustavo Bernardi
Gente fazendo cover tosco na webcam tem aos montes, mas o Gustavo se superou. Primeiro, porque o dono da melhor monocelha do ano tosqueira habitual:
E segundo porque gente bizarra que verdade não se contenta em fazer apenas um vídeo sem senso de ridículo:
Ídolo.
14 – O Flautista épico
Tudo bem que é propositalmente bizarro. Mas ficou tão bem feito e tão genial que merece entrar nessa lista. O momento 3’12″ sempre me emociona:
13 – A Noite da Xoxota Louca
Uma noite de fazer inveja a qualquer Noite de Terror do Playcenter:
12 – Homenagem à Suzana Vieira
Esse é um dos casos onde está tudo errado, muito errado.
Fazer uma homenagem à “diva” Suzana Vieira no Youtube é bizarro. Fazer isso cantando uma versão adaptada de Lady Gaga, é MUITO bizarro. Fazer isso tudo desafinando e perdendo o ar é… é épico:
11 – A vovó do futuro
Desde que postei isso em maio aqui no VO, tenho pesadelos semanais com a cara de bebê dessa menina que fez um vídeo para os seus netos:
10 – Dr Marildo Areas, comedor de c…
O vídeo originalmente é do começo dos anos 90, mas como só caiu na rede em 2011, entra na retrospectiva desse ano. E convenhamos, esse senhor que é uma versão mais antiga do Away mereceria entrar em qualquer retrospectiva dos próximos 80 anos, de tão incrível e bizarro que ele é.
A melhor entrevista de rua de todos os tempos:
9 – Chuck Testa
O comercial de animais empalhados mais bizarro de todos os tempos. E não importa que depois tenham revelado que era fake, ele continua bizarro. E ainda por cima, criou um dos maiores bordões do ano: NOPE.
8 – Lohane Vêkanandre Sthephany Smith Bueno de HA HA HA de Raio Laser bala de Icekiss
Se o nome já é bizarro, a pessoa, sua música e sua dancinha são ainda mais:
7 – Magaly da Carioca
Pessoas fantasiadas distribuindo folhetos pelas ruas existem aos montes, e tenho tanta pena do calor que elas devem sentir, que nunca pensei em colocar alguma delas como bizarrice. Até ver esse vídeo genial, no começo de 2011.
A dança da Magaly foi uma das coisas mais WTF e sensacionais do ano. Mas nem por isso menos bizarra.
Destaque pro passo do exorcista aos 4’08″”
6 – Trenzinho Carreta Furacão
Se uma pessoa fantasiada dançando aleatoriamente é bizarro, o que dizer de um grupo inteiro? E um grupo que mistura universos totalmente diferentes como o Fofão, o Popeye, o Mickey, o Capitão América e um palhaço genérico, torna tudo ainda mais nonsense.
A cereja do bolo foi terem reeditado ao som de Phoenix:
5 – Larica dos Mulekes
Esqueçam o que falei do funkeiro filho do dono da boca ali em cima.
A grande revelação do funk de 2011 na verdade foi esse trio de crianças e seu grande hit, que divertiu nossas tardes com muita bizarrice e levantou a pergunta que não quer calar: se eles estão com fome, por que diabos querem leite?
4 – Luisa Marilac
Nesse verão a Internet decidiu fazer algo de diferente…
Na verdade decidiu fazer algo de igual mesmo, e achar um vídeo bizarro para virar hit. Luisa Marilac ganhou a fama wébica com seu épico depoimento na piscina, que rendeu bordões eternos como os “bons drink” e “se isso é estar na pior“.
Mas não é só o jeito da Marilac e suas frases que marcaram. Ver um transexual não conseguindo mergulhar na piscina por causa do silicone é o tipo de detalhe que separa um vídeo bizarro de um clássico da Internet.
E Luisa Marilac já entrou para esse seleto grupo:
3 – Daniela Albuquerque
Fazer um vídeo bizarro e colocar na Internet é fácil. Mas protagonizar diariamente momentos vergonhosos na TV ao vivo, é para poucos. Por isso, que pelo conjunto da obra, Daniela Albuquerque não poderia ficar de fora dessa lista.
Daniela Albuquerque é um novo mito da TV brasileira, e é fácil entender o por que. Quantos de nós já tivemos experiências com extraterrestres como ela?

“Aí eu senti uma coisa fina, e uma massagem muito gostosa”
Quantos de nós chamamos a Hebe Camargo de sebosa na cara dela?
Quantos de nós falamos “alô” para o nada ao vivo pro Brasil inteiro (ok, não pro Brasil inteiro, porque ninguém assiste Rede TV)?
Quantos de nós já erramos a palavra octógono?
Quantos de nós erramos o número de dias do ano?
E quantos de nós protagonizamos o maior momento de climão da TV brasileira de 2011?
E a tendência é que 2012 seja ainda melhor para a nova musa das manhãs brasileiras. Uma mulher capaz de fazer a gente esquecer das burradas de Carla Perez e achar a Luciana Gimenez até inteligente.
Mas também, já deveríamos esperar, porque 2010 já tinha dado uma boa prévia, quando Daniela nos revelou como escolheu sua profissão:
A gente ainda vai ouvir muito falar dela.
2 – Rebecca Black
Rebecca Black é o Vasco do Vida Ordinária. Depois de aparecer em 2º lugar na nossa retrospectiva de músicas mais marcantes do ano, ela agora faz dobradinha de vice entre as bizarrices do ano.
O que chega a ser surpreendente, já que durante a maior parte do ano ela parecia a campeã incontestável. Pra começar, tem a bizarrice toda de Friday, que levou ela a fama involuntária e nos brindou com o clipe mais tosco, a música mais incrivelmente ruim e a voz mais desafinada do ano.
E o que era apenas mais um vídeo bizarro na Internet virou um fenômeno, com gifs e imagens engraçadas, covers, paródias, e tudo quanto é tipo de meme. Virou até post na nossa coluna Entendendo.
Mas para aparecer no alto dessa lista não basta ser um fenômeno de bizarrices sozinha. Rebecca Black aparece aqui porque também conseguiu atrair todo o tipo de gente bizarra para perto de si. Como quem fez essa versão ungida de Friday:
Ou gente ainda mais bizarra, como Davis Meneghel (aquele do clássico “messeu com a Xuxa, messeu comigo“), que fez a versão brasileira:
E se não bastasse a vergonha alheia toda de Friday, a Rebecca ainda resolveu fazer novos clipes, tão medonhos quanto Friday, mas sem aquele charme bizarro que nos conquistou. Eram só ruins:
Por tudo isso, seria incontestável o lugar da Rebecca Black no topo desse ranking. Ela foi a bizarrice mais completa de 2011. Mas como eu disse, seria incontestável, já que outra menina menos inocente veio de repente conquistar sua vaga aqui…
1 – Sanduíche de Buceta
A maior bizarrice de 2011 é do Brasil-sil-sil.
O 2 Girls 1 Cup tupiniquim reuniu a gastronomia do dia-a-dia com a putaria de um jeito nunca antes visto nesse país. E o que poderia ser simplesmente grotesco e tosco, ganha contornos épicos graças à menina.
Claro, ela é nojenta, mas também é espirituosa e acaba se tornando divertidíssima, com algumas frases que vão entrar para a história da Internet brasileira.

“Um pouco de gosto de cu não faz mal a ninguém.”
Rebecca Black se esforçou bastante, mas essa garota só precisou de um pão, maionese e carne (duh!) para se consagrar como a maior bizarrice do ano. Parabéns a ela.
- – -
Que 2012 tenha ainda mais bizarrices pra gente se lamentar e se divertir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai karai!!!!!!!!!!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails